Viver de Biscuit (Parte 1)
Você já imaginou poder viver de Biscuit, mantendo-se única e exclusivamente neste nicho? Já imaginou poder trabalhar com aquilo que realmente ama fazer e ainda ter um tempo para passar com a sua família , com os seus amigos ou com a sua cara metade?
Você tem trabalhado demais, dia após dia , sem descanso , sem tempo para você e sem conseguir enxergar um retorno satisfatório para os seus esforços com o artesanato? Ou do contrário, você tem visto as suas encomendas caírem cada dia mais e você não sabe o que fazer a respeito?
Se para qualquer uma das perguntas acima a sua resposta foi positiva então continue lendo este artigo até o final pois através dele eu lhe mostrarei:
- O que é uma artesã empreendedora;
- O que é zona de conforto;
- 5 características que você deve aprimorar se quiser viver de Biscuit ( neste post lhe mostrarei 5 e no post seguinte lhe mostrarei as outras 5 )
O que é uma artesã empreendedora?
Se você focar os seus esforços somente na produção de seu artesanato em Biscuit você vai conseguir vender algumas peças, mas saiba que depois de um tempo o seu volume de encomendas vai estagnar em um nível que não é o suficiente para aquilo que você quer ou o seu nível de encomendas vai simplesmente começar a cair gradualmente .
Saiba que o aprimoramento de algumas características do comportamento empreendedor farão com que você rompa este ciclo , visualize e alcance novas perspectivas com relação ao seu trabalho com artesanato em Biscuit.
Mas antes de lhe mostrar essas características , responderei a pergunta inicial.
Uma Artesã Empreendedora é alguém que recebe as influências do meio em que vive e consegue transformar estas influências em soluções empreendedoras para o seu trabalho com o artesanato.
A artesã empreendedora é um agente de mudança ! Mas para que isso ocorra é necessário que seja rompida a barreira imposta pela sua zona de conforto.
E o que é zona de conforto ?
A zona de conforto é como se fosse uma gaiola que nós mesmos criamos pouco a pouco a partir das nossas experiências , conhecimentos e hábitos, onde nos sentimos seguros e protegidos.
Ocorre que para ter essa sensação de segurança e proteção você paga um preço : Você se fecha para tudo o que é novo e desconhecido , não aprende, não enfrenta desafios, não se permite novas possibilidades e com isso não cresce e não se desenvolve .
Para conseguir viver de Biscuit você precisa romper essa zona de conforto e colocar-se em situações de desafio, buscar oportunidades, assumir riscos, enfrentar o desconhecido e realizar mudanças.
1 – PLANEJAR E MONITORAR SISTEMATICAMENTE SUAS ATIVIDADES
É preciso primeiramente organizar , dividir as tarefas em ações determinadas e estabelecer prazos definidos para cada uma delas. Depois colocar a mão na massa e agir.
A partir de um determinado momento nós paramos e avaliamos os resultados obtidos, e por fim , com base no aprendizado obtido através da avaliação , agimos novamente efetuando as mudanças necessárias.
Por tanto, trata-se de um ciclo onde o planejamento deve sempre estar integrado à ação .
Resumindo , os passos necessários são :
- Planejamento
- Ação
- Avaliação
- Nova ação
Agora veja só como isso acontece na prática :
- Planejamento: Você deseja comprar um computador melhor pois o seu atual dá muitos problemas e isso prejudica o seu contato com os clientes gerando atrasos e insatisfação . Então para alcançar este objetivo você planeja separar um valor mensal durante 10 meses do valor que você recebe da venda de seu artesanato ;
- Ação : durante os cinco primeiros meses você consegue guardar um valor menor do que havia planejado;
- Avaliação : você então faz uma avaliação , verifica que não está guardando o valor que se comprometeu a guardar inicialmente e estabelece que do sexto ao décimo mês guardará um valor maior do que havia inicialmente planejado;
- Nova ação : Nos outros quatro meses você consegue guardar o necessário e compra o computador desejado.
E você, costuma planejar as suas ações? E quanto à avaliação, você costuma avaliar os resultados alcançados?
2 – BUSCA DE INFORMAÇÕES
Essa característica faz com que a Artesã Empreendedora esteja sempre buscando informações sobre :
- Os seus clientes – qual a idade deles? São homens ou mulheres? Quais os seus gostos e preferências ?
- Fornecedores – será que compro na loja mais barata? Se peço para entregarem em casa chega dentro do prazo? Quais outros lugares vendem as coisas que costumo utilizar para fazer o meu artesanato?
- Concorrentes – tenho muitas concorrentes? de que forma vendem seu artesanato? Quanto elas cobram?
Nossa, mas tenho que pesquisar tudo isso?
Calma, procure tornar a busca de informações um hábito . Além disso as perguntas acima são somente um exemplo sobre o que você pode pesquisar , você não precisa responder a todas e nem precisa fazer isso de uma vez só, mas quanto mais informações você obtiver maiores são as chances de você tomar melhores decisões.
Qual a última vez que procurou saber mais sobre os seus clientes , fornecedores e concorrentes? O que você descobriu?
3 – TER INICIATIVA E CRIAR NOVAS OPORTUNIDADES
A Artesã Empreendedora têm coragem para enfrentar o desconhecido, age antes de ser obrigada pela situação.
Procura antecipar-se aos fatos detectando novas tendências, desenvolvendo novos produtos, e propondo soluções inovadoras.
Que técnicas novas existem para melhorar o seu trabalho?Como está a sua iniciativa?Você tem criado novas oportunidades?
4– EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA
Não basta atender as expectativas do seu cliente , se quiser realmente fidelizá-lo você tem que surpreendê-lo e entregar mais do que ele espera ou mais rápido do que foi prometido.
Uma Artesã Empreendedora está comprometida com a qualidade e o prazo daquilo que propõe-se a fazer.
Por dedicar-se ao que faz , acredita que pode sempre aprender mais para oferecer um bom produto e um ótimo atendimento ao cliente .
Você está conseguindo cumprir os prazos que dá aos seus clientes? Está comprometida em oferecer um artesanato de qualidade?
5- PERSISTÊNCIA
Você sabe quantas vezes o inventor da lâmpada , Thomás Édison, tentou antes de conseguir inventá-la? Inúmeras vezes! Imagine se ele tivesse desistido!
Se ele tivesse desistido nós ainda teríamos lamparinas em casa e nas ruas e da mesma forma não existiriam os diversos aparelhos eletrônicos que nós tanto usamos hoje em dia!
A Artesã Empreendedora enfrenta as dificuldades para alcançar o sucesso e mesmo quando suas ações não alcançam o esperado , ela não desiste! Sua persistência a leva a encontrar diferentes alternativas para alcançar o seu objetivo.
As dificuldades tem sido muitas? Diante das dificuldades como você agiu? O que te motivou a seguir em frente? Como você fez para superar essas dificuldades e seguir em frente?
Resumindo
Através deste post você ficou sabendo mais sobre:
– O que é uma artesã empreendedora:
– O que é zona de conforto;
– 5 características que você deve aprimorar se quiser viver de biscuit:
- PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOS
- BUSCA DE INFORMAÇÕES
- BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA
- EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA
- PERSISTÊNCIA
Conforme eu lhe informei não para por aí , existem outras 5 características do comportamento para serem aprimoradas se você quiser viver de Biscuit . Caso queira saber quais são estas 5 outras características basta acessar este outro post que eu preparei com muita dedicação.
As 10 características que você deve aprimorar se quiser viver de Biscuit (Parte 2).
Olá ,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.