Bonecas e bonecos de biscuit

Toy,Funko,Chibi. Descubra aqui estes e outros estilos de bonecos que podem ser feitos com Biscuit

Aline Marinho
Escrito por Aline Marinho

O Biscuit é um material maravilhoso para se trabalhar e as possibilidades para se criar com ele são imensas.

Toy, Funko, Nendoroid , Chibi, Cute, Dolls etc… São tantos os nomes que ouvimos falar e tantas as possibilidades que podemos até mesmo ficar confusas não é mesmo ?

Fique tranquila que neste post eu vou te mostrar as características de cada um desses tipos de bonecos que podem ser feitos com biscuit e outros materiais também.

Você acha que esse post pode contribuir com o outras artesãs? Então clique em um desses botões de compartilhamento localizados no lado esquerdo e  faça a sua parte, compartilhe nas redes sociais ! ( se você está vendo pelo celular estes botões ficam na parte de baixo ).

Toy art

Toy Art é a definição de ‘brinquedo de arte’ destinado a adolescentes, adultos e colecionadores. É um brinquedo com design diferenciado . Não é produzido para brincar, é feito para ser  peça de coleção ou até mesmo servir de enfeite ou adereço de uma decoração.

Um Toy art é sempre produzido numa tiragem limitada numerada ou assinada, e não será relançado – a não ser se for criada nova versão de grafismo. Um toy art é para um adulto ou adolescente colecionar, guardar e cuidar.

Um toy art pode ser produzido baseado em qualquer super herói, personagens de histórias em quadrinhos, celebridades, grandes nomes, bichinhos de estimação, ou qualquer outro tema como intergaláctico, cibernético, medieval, pré-histórico, etc.

Tipos de Toy Art

Entre os fabricantes, artistas, designers e colecionadores existem diversos termos utilizados os quais citamos abaixo para um maior esclarecimento.

DIY – Do It Yourself, ou “faça você mesmo”

São bonecos vendidos em branco, sem qualquer tipo de pintura, destinados  pessoas que querem ter um design exclusivo.

Customs – Customizações

São bonecos modificados por artistas e designers para se obter um design único, aproveitando a produção e formato do mesmo.

Séries

Uma série do mesmo brinquedos com variações de modelos.

Funko ou mais conhecido como Funko Pop

Bonecos colecionáveis sempre foram uma febre entre os grupos de fãs de filmes, seriados, livros e até mesmo jogos. Apesar de muitas vezes pessoas leigas os considerarem apenas brinquedos, os bonecos colecionáveis movimentam bastante o comércio da cultura pop.

Um dos tipos de bonecos colecionáveis que mais agradam aos fãs são os da coleção POP, criada pela empresa Funko, uma companhia americana especializada na produção de brinquedos voltadas para a cultura pop.

Também dá pra transformá-los em toy art estilizando eles . Existem funko pop todo branco para você criar boneco a partir dessa base.

Nendoroid

Nendoroids são figures estilo chibi (cabeçudos), articulados, extremamente customizáveis e possuem cerca de 10cm de altura, originalmente fabricados pela Goodsmile Company no ano de 2006.

A marca Nendoroid abrange uma variedade de produtos diferentes com personagens de animes, jogos, mangas, filmes, vocaloid e outros personagens de sucesso.

Chibi ou SD (super deformed)

A palavra chibi significa criança pequena. O termo Chibi é utilizado para se referir aos traços de um desenho em que sua cabeça é do tamanho ou igual ao tamanho do seu corpo.

Esse tipo de traço geralmente é usado para obter um efeito sentimental ou cômico, você vê bastante em cenas de animes onde os personagens estão fantasiados de algum animal ou em alguma situação engraçada ou desconfortável.

E é comum nas cenas de comédia os desenhistas não fazer os traços muitos detalhados e isso é de propósito, para dar um efeito cômico e deixar as cenas mais engraçadas, ou apenas para poupar tempo e esforço.

Super Deformed é um estilo de caricatura onde os personagens tem a cabeça mais larga e com os traços relaxados. Tudo isso para deixar a cena cômica ou poupar tempo e trabalho. Os super deformed também costumam ser mais gordinhos, com membros menos detalhados e cabeças mais largas, parecendo crianças.

Os super deformed são usados geralmente para cenas mais rápidas em que os personagens estão com as emoções exageradas como raiva, felicidade, surpresa e entre outras.

Esse tipo de técnica tem os traços mais relaxados e por esse motivo são usados em cenas mais curtas. Esse estilo foi popularizado por franquias como Dragon Ball e SD Gundam na década de 1980.

Diferenças entre Chibi e Super Deformed

Não é fácil diferenciar um chibi com um Super Deformed.

Não é fácil identificar, mas é obvio que o chibi é mais fofo e bonitinho enquanto o SD costuma ser mais deformado e defeituoso como o nome diz. Às vezes um SD possui um cabelo mais estranho e pontudo e algumas coisas peculiares.

Atualmente esses dois tipos de traços são comum no Japão para servir como logo, mascotes de lojas, placas, empresas e até fabricas para chamar a atenção dos clientes ou da mídia. Sua maior popularidade é nas animações japonesas.

Também existem muitos action figures em formato de chibi e que são mais baratos que os normais e chamados de nendoroid. Existem alguns animes que utilizam apenas esses traços deformados ou chibi, até mesmo Shingeki no Kyojin recebeu uma versão chibi.

Existem outras proporções exageradas nos animes, mas não são consideradas nem chibi nem Super Deformed. É muito comum os produtores diminuírem a quantidade de traços ou não respeitarem as leis da estética e começam a rabiscar para andar mais rápido. Muito comum em animes que estão atrasados ou de comedia.

Mangá

O mangá ou manga, é a palavra usada para designar história em quadrinhos ou banda desenhada feita no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos

Anime

Anime, animê ou animé, se refere à animação ou desenho animado. A palavra é a pronúncia abreviada de “animação” em japonês, onde esse termo se refere a qualquer animação, não importa o país. Para os ocidentais, a palavra se refere às animações oriundas do Japão.

Cute ou Kawaii

São estilos fofinhos independente de formato de olhos , não sendo necessariamente estilo mangá.

Doll

Bonecos articulados feitos para coleção , podendo criar várias poses .

Estilo Cartoon aplicado em esculturas.

Onde as Esculturas são pintadas conforme a pintura do quadrinhos . Com luz e sombras bem marcadas e contornos em caneta preta.

Aprendendo a fazer

Destes tipos acima citados , eu ensino a fazer o estilo Funko e o estilo Cute Kawai através destas duas peças abaixo :

Aprenda a Fazer estilo Toy
Aprenda a fazer estilo Cute

Estes são dois cursos que estão disponíveis lá na Escola On-line de Biscuit e que você pode começar a aprender a fazer ainda hoje .

Espero que tenha gostado deste post !

Até a próxima 🙂

Olá ,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.