Viver de Biscuit (Parte 2)
No post anterior eu lhe mostrei 5 Características. Através deste novo post você conhecerá as outras 5 características que você deve aprimorar se quiser viver de biscuit.
É importante ressaltar que :
– você não precisa aprimorar todas as 10 caracteristicas de uma vez ,
– provavelmente você já tem alguma característica mais desenvolvida que outra e,
– as mudanças para serem profundas e duradouras levam tempo , mas a cada instante que você adia a decisão de começar, mais oportunidades você perde .
Continue lendo este artigo até o final para saber mais a respeito de:
– As outras 5 características que você deve aprimorar se quiser viver de artesanato;
As outras 5 caracteristicas que você deve aprimorar se quiser viver de biscuit
6 – COMPROMETIMENTO E REDE DE CONTATOS
A Artesã Empreendedora age para cumprir os objetivos estabelecidos e compromete-se consigo mesma a alcançar aquilo que se propôs. Possui comprometimento pessoal e responsabilidade na realização de suas tarefas.
É importante salientar que faz isso com ética e respeito aos seus clientes , concorrentes e fornecedores , o que possibilita :
- que o seu negócio de artesanato seja sustentável ao longo do tempo ;
- Que mantenha um bom relacionamento com os clientes, fornecedores e concorrentes e;
- que cultive uma boa rede de contatos .
Dentro dessa rede de contatos, ela identifica e conquista as pessoas que podem ajudá-la convencendo-as a apoiar sua visão e seus objetivos, abrindo desta maneira caminho para o estabelecimento de parcerias .
Qual o seu grau de comprometimento com o seu negócio de artesanato? Como está a sua rede de contatos?
Você já estabeleceu ou pretende estabelecer uma parceria? Com quem? Quais benefícios você obteria com a parceria? E a outra parte, quais benefícios ela obteria?
7 – PERSUASÃO
Inserida em sua rede de contatos a Artesã Empreendedora utiliza- se da PERSUASÃO para conseguir o que deseja. Argumenta de forma clara convencendo as pessoas certas a auxiliarem-na no alcance de seus objetivos.
Mais uma vez é importante destacar a questão ética. Existe uma linha muito fina que divide a persuasão da enganação , e a Artesã empreendedora deve tomar cuidado para não ultrapassar essa linha.
Argumente demonstrando quais serão os benefícios que o outro obterá se lhe ajudar e o que ele estará perdendo se decidir não fazê-lo.
Como está a sua capacidade de persuasão? Você lembra qual foi a última vez que conseguiu convencer alguém a lhe ajudar a atingir algum objetivo profissional?
8- CORRER RISCOS CALCULADOS.
Para que possa haver crescimento e desenvolvimento profissional é necessário que você saia de sua zona de conforto e isso significa necessariamente correr riscos.
No entanto, não recomendo que você corra esses riscos sem planejamento , o que acabaria aumentando drasticamente as chances de você não conseguir alcançar os seus objetivos .
Você deve buscar o máximo de informações que puder ,planejar com base nestas informações que obteve e controlar bem as suas finanças . Desta forma os riscos serão minimizados e as chances de você obter sucesso e conseguir viver de biscuit serão bem maiores!
Cabe ressaltar que cada um tem um nível de tolerância à riscos e que é muito importante que você conheça quais são os seus limites com relação a isso .
A partir daí a decisão será toda sua : Você vai continuar dentro de sua zona de conforto sem correr riscos e sem progredir ou você desafiará os seus limites e aceitará desafios para crescer e se desenvolver profissionalmente?
Como é para você correr riscos? Você costuma aceitar desafios? O que você sente quando está tentando fazer alguma coisa nova com relação ao seu trabalho?
9 – AUTOCONFIANÇA
Para conseguir assumir riscos, desafiar-se e sair de sua zona de conforto você tem que ter uma certa dose de autoconfiança .
Se você não confia em si mesma , achará que o seu novo projeto não dará certo mesmo antes dele começar e inconscientemente você mesma o sabotará fazendo com que não dê certo .
A autoconfiança possibilitará com que você tente algo novo , empregando o máximo de esforço possível para alcançar o seu objetivo e mesmo que muitas dificuldades apareçam no caminho , mesmo que você inicialmente não consiga , a autoconfiança atuará como uma ” vacina” fazendo com que o “vírus” do desânimo não a paralise .
Com a autoconfiança você seguirá em frente tentando quantas vezes forem necessárias até conseguir os resultados que deseja.
Como anda a sua autoconfiança? Você confia em si mesma ? Você acha que vai conseguir alcançar os seus objetivos? Porque?
10- ESTABELECIMENTO DE METAS
Deixei essa característica por último não por acaso . Eu particularmente penso que essa é a característica mais importante a ser desenvolvida se você quiser viver de biscuit.
Estabelecer metas significa definir claramente seus objetivos. Trata-se de definir um alvo, um fim que se deseja atingir. Estabelecer uma meta significa definir algo que se quer conquistar.
Essa é a característica que faz com que você direcione e focalize seus esforços, estabelecendo a direção à ser seguida por tudo o que foi gerado através das 9 características anteriores.
Se não sabe onde quer chegar tanto faz o caminho a seguir já que todos os caminhos levam para algum lugar .
Se você sabe exatamente onde quer chegar fica mais fácil descobrir o caminho a seguir . Você terá parâmetros para decidir e poderá avaliar se as ações que estão sendo tomadas estão lhe aproximando ou lhe afastando da realização do objetivo principal.
Onde você quer chegar com o seu trabalho ? Onde o caminho que você está seguindo vai te levar ? Para você , qual a importância do estabelecimento de metas?
Relembrando
Reveja agora quais são as 10 características que você deve aprimorar se quiser viver de biscuit :
- ESTABELECIMENTO DE METAS ( coloquei em primeiro porque é a mais importante);
- PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOS ;
- BUSCA DE INFORMAÇÕES ;
- BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA ;
- PERSISTÊNCIA ;
- EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA ;
- COMPROMETIMENTO E REDE DE CONTATOS ;
- PERSUASÃO ;
- CORRER RISCOS CALCULADOS E ;
- INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA .
É importante também lembrar mais uma vez que :
– você não precisa aprimorar todas as 10 caracteristicas de uma vez ,
– provavelmente você já tem alguma característica mais desenvolvida que outra e,
– as mudanças para serem profundas e duradouras levam tempo , mas a cada instante que você adia a decisão de começar, mais oportunidades você perde .
Concluíndo ( ou não?)
Você reparou que ao longo da descrição das 10 características que você deve aprimorar se quiser viver de biscuit eu fiz algumas perguntas? Você as respondeu ? Respondeu só mentalmente ou escreveu algo sobre elas?
Caso queira compartilhar comigo e com a comunidade Arteduka alguma de suas reflexões , histórias , dores, derrotas e vitórias com relação aos temas abordados sinta-se à vontade. Basta você utilizar a área abaixo destinada aos comentários .
Pode ser que outra artesã passou ou está passando alguma dificuldade semelhante à sua e o simples fato de vocês trocarem experiências pode contribuir muito com o seu desenvolvimento profissional.
Boa jornada Interior!!!
Olá ,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.