5 Simples Passos para Fazer uma Estrutura de Arame para biscuit

Para você ter um trabalho de escultura bem sustentado e com poses incríveis e criativas precisamos fazer uma estrutura de arame para biscuit antes de começar a blocar a massa e formar sua escultura realmente. Alem de sustentar , a estrutura nos possibilita economizar na massa e conseqüentemente deixar a peça mais leve.

São 5 passos simples que irei lhe ensinar.

Eu utilizarei como modelo uma escultura da Moana  , pois além dela ser um personagem muito querido por todos , fica mais fácil de compreender . Abaixo a imagem da peça completamente pronta :

Você acha que esse post pode contribuir com o outras artesãs? Então clique em um desses botões de compartilhamento localizados no lado esquerdo e  faça a sua parte, compartilhe nas redes sociais ! ( se você está vendo pelo celular estes botões ficam na parte de baixo ).

Passo 1 da estrutura de arame para biscuit

Para ter sucesso na sua modelagem , primeiro de tudo você precisa de uma referência do que você quer reproduzir.

A partir da referência escolhida você tem que riscá-la e fazer pontos nas articulações para que você saiba onde você terá que fazer a dobra do arame.

Depois deste passo que é muito importante você precisará separar um arame de alumínio , caso não tenha , pode substituir por arame galvanizado , porém a maleabilidade do arame de alumínio é melhor . Também tem que ser um arame de espessura adequada para sustentar o peso da escultura , não podendo ser muito fino . Desta forma iniciamos a nossa estrutura de arame para biscuit .

Passo 2 da estrutura de arame para biscuit

Agora o próximo passo é você começar a montagem com o arame encima da sua referência , começando pelos pés e subindo até o quadril e logo em seguida subindo até o tronco e fazendo o caminho de volta respeitando o mesmo movimento do lado que você começou. Deixando os dois lados iguais. A parte do tronco e membros inferiores são feitos separados dos braços , e depois juntamos tudo.

Depois de feito a parte da estrutura debaixo começamos a fazer os membros superiores que são os braços .

Começamos com o arame no meio onde fica o tronco e vamos contornando até pescoço e virando para ombros e descendo até as mãos e corto e separo este arame.

Fazemos o mesmo processo do outro braço , o importante é que fiquem os dois lados iguais.

Continue lendo este post até o fim . Mas antes uma pergunta : Você gostaria de ser avisada quando tivermos mais dicas como estas ? Então coloque seu e-mail no quadro abaixo e receba gratuitamente e em primeira mão as atualizações do nosso Blog diretamente em seu email !

Fique Atualizada!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Passo 3 da estrutura de arame para biscuit

Eu chamo este passo de “junta tudo” porque neste passo nos unimos os braços junto ao tronco encaixando em cima da referencia para que não fique diferente a montagem .

Para segurar esses braços no tronco você precisa utilizar de um arame mais fino e ir enrolando envolta do tronco com os arames do braço.

Em seguida eu enrolo um durex para me assegurar de que ele ficará bem preso ao tronco.

Lembra das marcações das articulações que fizemos na referencia? Então ,agora nós colocamos o esqueleto em cima da referencia e utilizamos caneta permanente ou caneta para CD e marcamos novamente só que no esqueleto .

Novamente me utilizando do arame mais fininho , eu enrolo ele na marcação da cintura e vou enrolando para ficar firme e passo da cintura para o ponto do quadril , passando por debaixo da perna, fazendo isso do outro lado formará então um triangulo , depois faço um triangulo invertido na parte de cima do corpo.

Seguimos agora ao próximo passo para montar a estrutura de arame para biscuit.

Passo 4  da estrutura de arame para biscuit

Neste passo iremos preencher todo o esqueleto com papel alumínio. Eu faço um rolinho de alumínio sem amassá- lo muito.

A utilidade deste passo é muito importante , pois além de deixar  a peça leve você economizará mais massa  e conseqüentemente o custo da peça ficará mais baixo , inclusive o valor de frete para o cliente. Fora a parte que ele evita tanto o encolhimento da peça . Ele encolherá mas não vai mudar o meu objetivo e ficará como a referencia.

Comece enrolando o papel alumínio na parte de cima do esqueleto  e vai passando pelo tronco e uma perna , faça outro rolinho de alumínio e faça a cobertura da outra perna e corte o que sobrou.

Uma dica importante é você não apertar o alumínio ainda , ele ficará meio gordinho , mas depois de preenchido todo o esqueleto nós moldaremos o corpo à referencia , deixando o corpo com alumínio um pouco mais magro que a referencia pois ainda colocaremos a massa e não pode ficar mais grosso que a nossa referencia.

Preencha os braços com papel alumínio e passe o durex para unir os braços e pernas de alumínio com o tronco.

Somente depois deste passo , eu vou apertar o alumínio no esqueleto baseando na referencia para moldar o alumínio na espessura que eu quero.

Continue lendo este post até o fim . Mas antes uma pergunta : Você gostaria de ser avisada quando tivermos mais dicas como estas ? Então coloque seu e-mail no quadro abaixo e receba gratuitamente e em primeira mão as atualizações do nosso Blog diretamente em seu email !

Fique Atualizada!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Passo 5 da estrutura de arame para biscuit

Neste ultimo passo nós envolveremos todo o esqueleto em fita floral branca. Não recomendo outro tipo de fita e nem outra cor porque pode alterar a qualidade e a cor do seu trabalho.

Eu começo fazendo um X no tronco e vou enrolando cada parte, cada perna e braço e corto o excesso .  a dica deste passo é apertar bem a fita floral ao corpo de alumínio para que não fique com folga e atrapalhe na hora da modelagem .

Como cobrimos a marcação da caneta em cada articulação , então precisaremos colocar este esqueleto em cima da referencia e fazer novamente a marcação em cada ponto de movimento.

Temos que sempre fazer esta marcação no esqueleto pois é a partir dela que conseguiremos dar o movimento que desejarmos sem erro.

Se erramos esta parte, erramos todo o resto , as proporções ficarão incorretas e todo o resto.

Muita gente erra aí e depois não entende porque está dando tudo errado na modelagem.

Veja como ficou a Moana pronta !

Ao final de todo o processo de modelagem, incluindo a parte da estrutura de arame para biscuit que eu lhe ensinei aqui , a escultura da Moana ficou assim :

Você gostaria de aprender a fazer esta boneca da Moana completa , passo-a-passo ? Então clique na imagem abaixo :

E aí você gostou ? Lhe ajudou de alguma forma ? Espero que tenha te ajudado . Você sabia que é possível fazer o Biscuit ficar parecido com tecido ? Para aprender veja este outro post aqui onde eu ensino a fazer a capa da Elsa em biscuit .

Até a próxima !