10 características que você deve aprimorar para viver de Biscuit (Parte 1)

Viver de Biscuit (Parte 1)

Você já imaginou poder viver de Biscuit, mantendo-se única e exclusivamente neste nicho? Já imaginou poder trabalhar com aquilo que realmente ama fazer e ainda ter um tempo para passar com a sua família , com os seus amigos ou com a sua cara metade?

Você tem trabalhado demais, dia após dia , sem descanso , sem tempo para você e sem conseguir enxergar  um retorno satisfatório para os seus esforços com o artesanato? Ou do contrário, você tem visto as suas encomendas caírem  cada dia mais e você não sabe o que fazer a respeito?

Se para qualquer uma das perguntas acima a sua resposta foi positiva então continue lendo este artigo até o final pois através dele eu lhe mostrarei:

  • O que é uma artesã empreendedora;
  • O que é zona de conforto;
  • 5 características  que você deve aprimorar se quiser viver de Biscuit ( neste post lhe mostrarei 5  e no post seguinte lhe mostrarei as outras 5 )

O que é uma artesã empreendedora?

 

Se você focar os seus esforços somente na produção de seu artesanato em Biscuit você vai conseguir vender algumas peças, mas saiba que depois de um tempo o seu volume de encomendas vai estagnar em um nível que não é o suficiente para aquilo que você quer ou o seu nível de encomendas vai simplesmente começar a cair gradualmente .

Saiba que o aprimoramento de algumas características do comportamento empreendedor farão com que você rompa este ciclo , visualize e alcance novas perspectivas com relação ao seu trabalho com artesanato em Biscuit.

Mas antes de lhe mostrar essas características , responderei a pergunta inicial.

Uma Artesã Empreendedora  é alguém que recebe as influências do meio em que vive   e consegue transformar estas influências em soluções empreendedoras para o seu trabalho com o artesanato.

A artesã empreendedora é um agente de mudança ! Mas para que isso ocorra é necessário que seja rompida a barreira imposta pela sua zona de conforto.

 E o que é zona de conforto ?

A zona de conforto é como se fosse uma gaiola que nós mesmos criamos pouco a pouco a partir das nossas experiências , conhecimentos e hábitos, onde nos sentimos seguros e protegidos.

Ocorre que para ter essa sensação de segurança e proteção você paga um preço :  Você se fecha para tudo o que é novo e desconhecido , não aprende, não enfrenta desafios, não se permite novas possibilidades e com isso não cresce e não se desenvolve .

Para conseguir viver de Biscuit você precisa romper essa zona de conforto e colocar-se em situações de desafio, buscar oportunidades, assumir riscos, enfrentar o desconhecido e realizar mudanças.

1 – PLANEJAR E MONITORAR SISTEMATICAMENTE SUAS ATIVIDADES

 

É preciso primeiramente  organizar , dividir as tarefas em ações determinadas e estabelecer prazos definidos para cada uma delas. Depois colocar a mão na massa e agir.

A partir de um determinado momento nós paramos e avaliamos os resultados obtidos, e por fim ,  com base no aprendizado obtido através da avaliação , agimos novamente efetuando as mudanças necessárias.

Por tanto, trata-se de um ciclo onde o planejamento deve sempre estar integrado  à ação .

Resumindo , os passos necessários são :

  • Planejamento
  • Ação
  • Avaliação
  • Nova ação

Agora veja só como isso acontece na prática :

  • Planejamento: Você deseja comprar um computador melhor pois o seu atual dá muitos problemas e isso prejudica o seu contato com os clientes gerando atrasos e insatisfação . Então para alcançar este objetivo você planeja separar um valor mensal durante 10 meses do valor que você recebe da venda de seu artesanato ;
  • Ação : durante os cinco  primeiros meses você consegue guardar  um valor menor do que havia planejado;
  • Avaliação : você então faz uma avaliação , verifica que não está guardando o valor que se comprometeu a guardar inicialmente e estabelece que do sexto ao décimo mês guardará um valor maior do que havia inicialmente planejado;
  • Nova ação : Nos outros quatro meses você consegue guardar o necessário e compra o computador desejado.

E você, costuma planejar as suas ações? E quanto à avaliação, você costuma avaliar os resultados alcançados?

2 – BUSCA DE INFORMAÇÕES

 

Essa característica faz com que a Artesã Empreendedora esteja sempre buscando informações sobre :

  • Os seus clientes – qual a idade deles? São homens ou mulheres? Quais os seus gostos e preferências ?
  • Fornecedores – será que compro na loja mais barata? Se peço para entregarem em casa chega dentro do prazo? Quais outros lugares vendem as coisas que costumo utilizar para fazer o meu artesanato?
  • Concorrentes – tenho muitas concorrentes? de que forma vendem seu artesanato? Quanto elas cobram?

Nossa, mas tenho que pesquisar tudo isso?

Calma, procure tornar a busca de informações um hábito . Além disso as perguntas acima são somente um exemplo sobre o que você pode pesquisar , você não precisa responder a todas e nem precisa fazer isso de uma vez só, mas quanto mais informações você obtiver maiores são as chances de você tomar melhores decisões.

Qual a última vez que procurou saber mais sobre os seus clientes , fornecedores e concorrentes? O que você descobriu?

Continue lendo o artigo até o fim para saber mais a respeito das  características que você deve aprimorar se quiser viver de biscuit. Mas antes disso uma dica importante : Caso queira receber gratuitamente e em primeira mão as atualizações do nosso Blog é só colocar o seu email  no quadro abaixo !

Fique Atualizada!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

3 – TER INICIATIVA E CRIAR NOVAS OPORTUNIDADES

A Artesã Empreendedora têm coragem para enfrentar o desconhecido, age  antes de ser obrigada pela situação.

Procura antecipar-se aos fatos detectando novas tendências, desenvolvendo novos produtos, e propondo soluções inovadoras.

Que técnicas novas existem para melhorar o seu trabalho?Como está a sua iniciativa?Você tem criado novas oportunidades?

4 EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA

Não basta atender as expectativas do seu cliente , se quiser realmente fidelizá-lo você tem que surpreendê-lo e entregar mais do que ele espera ou mais rápido do que foi prometido.

Uma Artesã Empreendedora está comprometida com a qualidade e o prazo daquilo que propõe-se a fazer.

Por dedicar-se ao que faz , acredita que pode sempre aprender mais para oferecer um bom produto e um ótimo atendimento ao cliente .

Você está conseguindo cumprir os prazos que dá aos seus clientes? Está comprometida em oferecer um artesanato de qualidade?

5- PERSISTÊNCIA


Você sabe quantas vezes o inventor da lâmpada , Thomás Édison, tentou antes de conseguir inventá-la? Inúmeras vezes! Imagine se ele tivesse desistido!

Se ele tivesse desistido nós ainda teríamos lamparinas em casa e nas ruas e da mesma forma não existiriam os diversos aparelhos eletrônicos que nós tanto usamos hoje em dia!

A Artesã Empreendedora enfrenta as dificuldades para alcançar o sucesso e mesmo quando suas ações não alcançam o esperado , ela não desiste! Sua persistência a leva a encontrar diferentes alternativas para alcançar o seu objetivo.

As dificuldades tem sido muitas? Diante das dificuldades como você agiu?  O que te motivou a seguir em frente? Como você fez para superar essas dificuldades e seguir em frente?

Resumindo


Através deste post você ficou sabendo mais sobre:

– O que é uma artesã empreendedora:

– O que é zona de conforto;

– 5 características  que você deve aprimorar se quiser viver de biscuit:

  1. PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOS
  2. BUSCA DE INFORMAÇÕES
  3. BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA
  4. EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA
  5. PERSISTÊNCIA

Conforme eu lhe informei não para por aí , existem outras 5 características  do comportamento para serem aprimoradas se você quiser viver de Biscuit . Caso queira saber quais são estas 5 outras características  basta acessar este outro post que eu preparei com muita dedicação.

As 10 características que você deve aprimorar se quiser viver de Biscuit (Parte 2).

E aí, você gostou das videoaulas? Quer aprender ainda mais e valorizar a sua arte em biscuit?  Basta colocar o seu email no quadro abaixo para receber gratuitamente e em primeira mão as atualizações do nosso Blog!